quina-de-caiena - meaning and definition. What is quina-de-caiena
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quina-de-caiena - definition

TELENOVELA BRASILEIRA PRODUZIDA PELA REDE GLOBO
De Quina Pra Lua; De quina pra Lua

Cinchona         
  • ''Cinchona pubescens''
GÉNERO DE PLANTAS
Quina (gênero)
Cinchona L. é um gênero de aproximadamente 40 espécies da família Rubiaceae.
Cinchona         
  • ''Cinchona pubescens''
GÉNERO DE PLANTAS
Quina (gênero)
f.
Planta, que produz a quina.
Seria preferível chinchona, como alguns escrevem.
(De Chinchon, n. p.)
Cinchona         
  • ''Cinchona pubescens''
GÉNERO DE PLANTAS
Quina (gênero)
sf (de Chinchón, np) Bot
1 Gênero (Cinchona) de árvores da família das Rubiáceas, nativas da região andina do Norte da América do Sul, agora largamente cultivadas tanto ali como na Indonésia, com flores paniculadas, corola com forma de salva e ovário coroado com disco carnudo. Inclui a quina-verdadeira e várias outras quinas.
2 Árvore desse gênero.
3 Casca de várias espécies desse gênero, especialmente da quina-verdadeira, da quina-amarela e da quina-vermelha, ou os seus híbridos com outras espécies; dessa casca se extraem muitos alcalóides, entre os quais os mais importantes são a quinina, quinidina, cinchonina e cinchonidina. Var: Chinchona.

Wikipedia

De Quina pra Lua

De Quina Pra Lua é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de de 21 de outubro de 1985 a 25 de abril de 1986, em 164 capítulos, substituindo A Gata Comeu e sendo substituída por Sinhá Moça. Foi a 31ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Alcides Nogueira, a partir de um argumento criado por Benedito Ruy Barbosa e com colaboração de Walther Negrão. Contou com a direção de Atílio Riccó, Mário Márcio Bandarra e Ricardo Waddington, com a supervisão geral de Daniel Filho.

Contou com Agildo Ribeiro, Elizabeth Savalla, Hugo Carvana, Paulo Betti, Tamara Taxman, José Dumont, Denise Milfont, Taumaturgo Ferreira, Isabela Garcia, Marco Antônio Pâmio, Milton Moraes e Eva Wilma nos papéis centrais da trama.

A trama marcou a estreia de Alcides Nogueira como telenovelista. O mesmo havia começado como colaborador em Livre para Voar, em 1984 .